Reportagem da Folha de São Paulo mostra a saga do Sistema Único de Saúde (SUS) com as filas de espera por cirurgias eletivas em todo o país. Dados do Ministério da Saúde obtidos pelo jornal mostram que o sistema tem 680 mil cirurgias em 19 estados. A pasta está liberando recursos e a Paraíba foi um dos contemplados.
A Paraíba tem 19.313 pessoas na fila de cirurgias eletivas, segundo o levantamento da Folha.
Segundo apurou o ClickPB, o Ministério da Saúde reservou à Paraíba o valor de R$ 11.419.322,90 (11,4 milhões), para 2023. A Folha diz que o estado já teve aprovado o seu plano de ação e já recebeu recursos do Programa Nacional de Redução de Filas.
Vale lembrar que já há alguns anos o Governo do Estado promove o programa Opera Paraíba que realiza cirurgias eletivas em mutirões pelos municípios paraibanos e tem reduzido a fila de espera.
O secretário de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, informou à Folha que a pasta quer dar prioridade às cirurgias oncológicas (câncer) e tem visto a demanda por cirurgias de catarata, abdominal, ortopédica, do trato digestivo e de hérnia.
Fonte: clickpb