O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta terça-feira (9), a morte da cantora Rita Lee. Em nota publicada em uma rede social, o presidente afirma que ela era uma “artista à frente do seu tempo” e que “jamais será esquecida”. Veja a íntegra:
“Rita Lee Jones é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista. Uma artista à frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus à sua trajetória.
Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte.
Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro. Meu abraço fraterno aos filhos Beto, João e Antônio, familiares e amigos. Rita, agora falta você.”
Uma das maiores cantoras e compositoras da história do Brasil, Rita Lee faleceu aos 75 anos, na noite de segunda (8). Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.
A morte foi divulgada pela família da cantora, que publicou um comunicado nas redes sociais dela: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.
Nos últimos anos, ela viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família. Rita deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.
Lula lamenta morte da cantora Rita Lee — Foto: Twitter/Reprodução
A primeira-dama, Janja da Silva, também fez uma homenagem à cantora em uma rede social e disse que “hoje nos despedimos de uma mulher que inspirou tantas outras a serem o que quiserem, com suas letras e seu jeito de ser”. Veja:
“Algumas perdas a gente fica sem saber muito o que falar e agora está acontecendo isso. A notícia da morte da Rita Lee me deixou imensamente triste e me fez pensar no quanto ela fez parte de muitas fases da minha vida. Lembrei do show que vi em Curitiba, na época do álbum Lança Perfume ainda. Eu era adolescente e fiquei hipnotizada com aquele palco enorme, cheio de elementos, e ela no meio, com uma energia única, corajosa, transgressora.
Mais que uma perda para a música brasileira, hoje nos despedimos de uma mulher que inspirou tantas outras a serem o que quiserem, com suas letras e seu jeito de ser. Meus sentimentos ao Roberto de Carvalho, seu grande amor, aos seus filhos e netos!”
Fonte: G1