A injustiça da diferença salarial entre professores da ativa e aposentados está perto do fim. Nesta quarta-feira (3) a justiça autorizou o acordo judicial celebrado entre o SINTEP PB, governo do estado e PBPrev.
No acordo, além de ficar estabelecido a incorporação dos valores da bolsa desempenho aos vencimentos obrigatoriamente, é garantido aos professores e professoras aposentadas o direito a receber os retroativos desses valores que chegam a 40 mil reais.
É mais uma vitória fruto da luta coletiva e ação do sindicato em defesa da categoria. O sindicato propôs e o governo aceitou a implantação automática dos valores em contracheque e o pagamento dos retroativos (valores chegam até 40 mil reais). Porém, infelizmente, por causa de alguns poucos professores que causaram tumulto no processo judicial, não haverá implantação nem pagamento automático, sendo necessário que cada professor(a) aposentado(a) assine o termo de adesão ao acordo junto ao sindicato. *Aqueles que não assinarem ficarão fora do acordo e poderão perder o direito a incorporação e aos valores retroativos. *
Nas próximas semanas o SINTEP PB lançará um informativo explicando como aderir ao acordo.